29 de nov. de 2012

Natal nos EUA: The Elf on the Shelf



Português: O Elfo na prateleira (ou estante)
Que tal começar uma tradição de Natal com as crianças da casa?

Esses dias eu estive em Cedar Rapids, Iowa com a família do maridón para comemorar o dia de Ação de Graças e conheci uma idéia de Natal muito bacana.

Visitando um casal de amigos e seus filhos, reparei que quando o menino (4 anos) começou a aprontar, a mãe dele disse bem séria: “filho, o Ernie está vendo tudo o que você esta fazendo e vai contar para o Papai Noel”. O garotinho segurou a birra e tratou de se comportar o resto da noite. No fim do jantar não agüentei de curiosidade e perguntei: quem é o Ernie?

Ela disse: “Ernie is the elf on the shelf.” / O Ernie é o elfo na prateleira.” Eu: Elfo? Na prateleira?

Esse é o Ernie sentadinho na prateleira só de olho no Oliver
Ela, na frente do filho (Oliver), continuou: “O Ernie é o elfo ajudante do Papai Noel que vem aqui passar o dia conosco e vigiar o Oliver e o Finn (outro filho recém-nascido). Assim que dormimos, ele volta para o Pólo Norte e conta ao “bom velhinho” tudo que o Oliver e o Finn fizeram de bom ou ruim durante o dia. Desse modo, se o Oliver não se comportar, não vai ganhar o que ele pediu. Todo dia a gente acorda e repara que o Ernie se senta num lugar diferente da casa, mas o Oliver sempre acaba encontrando ele.”

O livro “Elf on the Shelf” (Autoras: Carol Aebersold & Chanda Bell, 2005) é bem fofinho, colorido e cheio de rimas e vem dentro de uma caixa com o boneco do elfo.

Fonte: http://www.elfontheshelf.com Preco: US$29.95

E todas as noites do mês de Dezembro, os pais lêem a mesma história (ilustrando como Papai Noel sabe quem se comporta por conta do trabalho dos elfos) para os filhos.

Segue abaixo mais detalhes (traduzidos livremente) que achei no site:

O elfo na prateleira é a quem ajuda o Papai Noel a fazer a lista de crianças obedientes que vão ganhar presentes.

A tradição começa quando o Papai Noel envia os elfos para os Centros de Adoção. Os elfos hibernam a espera de suas famílias adotivas. Eles só acordam quando a família lê o livro “Elf on the Shelf”, e batiza o elfo com um nome especial. Você pode até registrá-lo online no site oficial. Uma vez nomeado, o elfo vira parte da família e aparece todo ano na época do Natal.

Excelentes ouvintes e observadores, os elfos são os olhos e ouvidos do Papai Noel. Durante o dia-a-dia ao redor da casa, nenhuma boa ação passa despercebida, afinal eles levam seu trabalho a sério. Vale lembrar que ninguém pode tocá-lo senão ele perde suas forças e poderes mágicos.

Cada noite, depois que a família vai dormir, o elfo vigilante usa seus poderes mágicos para voar de volta ao Pólo Norte. Uma vez lá, ele faz seu relatório diário para o Papai Noel , encontra-se com amigos (elfos também) , compartilham histórias sobre suas famílias adotivas, brincam com as renas e comem os biscoitos feitos pela Mamãe Noel !

Todas as manhãs, antes da família acordar, o elfo volta para casa e como eles também gostam de brincar, nunca espere encontrá-los no mesmo local. Enquanto alguns gostam de se esconder no freezer (provavelmente porque lembra o Pólo Norte) e outros preferem sentar-se na lareira ou pendurar-se no lustre. Os elfos gostam muito de brincar de esconde-esconde com as suas famílias e aprontar um pouquinho.


Dentro da geladeira
Pilotando o trenzinho

E finalmente no dia 24 de Dezembro, o elfo escuta o sino do Papai Noel e voa de volta para o Pólo Norte até o retorno no Natal do ano seguinte.



Quer ver por onde mais os elfos se metem? Clique aqui 



Perguntas e respostas mais freqüentes (tradução livre do site oficial):

Quando o meu elfo chega?

O elfo pode chegar a qualquer hora, mas normalmente ele ou ela aparece no início das férias escolares. Nos Estados Unidos, isso é geralmente em torno de Ação de Graças.

Chegando motorizado!

O que devo fazer se o alguém tocar meu elfo?

Se o seu elfo foi tocado, polvilhe um pouco de canela ao lado dele ou dela antes de dormir. A canela é como uma vitamina para elfos, e ajudá-los a voltar para o Pólo Norte. Quando eles chegam, os médicos do Pólo-norte cuidarão dele.

E se o meu elfo não mudar de lugar?

Não se preocupe. Às vezes, ele tem um lugar preferido, assim como você pode ter uma cadeira favorita ou um lugar no sofá, se o elfo não mudou, é porque está sentado em um de seus lugares favoritos também!

Por que meu elfo não pode ficar comigo o ano todo?

Há tantas coisas que precisam ser feitas no Pólo Norte. Com tantos brinquedos para fazer, listas de crianças obedientes para finalizar, árvores para decorar e biscoitos para assar, o papai Noel precisa de seus elfos para ajudar!

O que o meu elfo vai dizer ao Papai Noel?

O elfo relata tudo para o bom velhinho. Por exemplo: quando você foi ou não obediente. Se você fizer suas tarefas, ele diz que você se comportou bem. Quando você não empresta seus brinquedos, ele diz ao Papai Noel também! Se você tem uma mensagem especial para o Papai Noel, você pode cochichar no ouvido do Elfo que ele manda seu recado.

Por que o meu elfo volta ao Pólo Norte todas as noites?

O elfo volta todos os dias para não se esquecer de nenhum detalhe do dia para contar ao Papai Noel. Isso ajuda o bom velhinho a ter o relatório mais atualizado do que você andou fazendo!

Por que eu vejo elfos em lojas? Eu achei que eles vinham do Papai Noel.

Todos os elfos vêm do Papai Noel. Alguns vêm direto do Pólo Norte para sua casa, e alguns vêm de centros de adoção especiais que o papai Noel aprovou. Os centros de adoção são muitas vezes localizados dentro de algumas lojas. Assim como você pode ir até a loja para adotar um animal de estimação, seu elfo pode ser adotado, também. A coisa mais importante é que não importa como um elfo chega a sua família, eles têm a mesma missão especial: ser os olhos e ouvidos do Papai Noel durante toda a época do Natal.




Depois de ter testemunhado a obediência instantânea do querido (porém travesso) Oliver, acho que meus amigos vão sentir falta do Ernie o resto do ano...

Um comentário:

  1. Gabi, comprei na Target mesmo, mas com certeza tem na Michael's/Joann's.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir