1 de jun. de 2011

Preparando-se para um furacão




Mapa da Rota de Furacoes – Fonte: Wikipedia

Dia primeiro de Junho é considerada a data oficial do começo da temporada de Furacoes nos EUA.
Quem mora na região do SE dos EUA ou nas proximidades, acaba tendo de se acostumar a essa realidade de ser vigilante das tempestades de verão.

Na minha humilde opinião, a verdade é que mesmo no perigo constante de ter a sua casa levada pelos ventos, como se veem nas reportagens de desastres naturais, voce acaba vivendo uma rotina normal. Vai ao trabalho, vai a praia, vai a escola, banco, mercado e quando tem dia de chuva ou ameaça, liga a televisão para acompanhar por onde a tempestade esta passando e reza para não ser na sua vizinhança. Igual a chuva no Rio, voce sabe que pode acontecer e ficar preso numa enchente, so reza para não estar na Av. Maracanã na hora...

Vale lembrar que existe uma diferença de temporadas. A do lado da Bacia do Atlantico comecou hoje, a do Pacifico começou dia 15 de Maio, e as duas acabam somente no dia 30 de Novembro. Normalmente as piores tempestades acontecem entre Agosto e Novembro.
Eu não viajo pensando nas tragédias que podem acontecer, mas como esse tipo de desastre não acontece no Brasil, Julho é época de férias escolares e o dolar anda baixissimo, resolvi escrever para compartilhar com o pessoal que viaja para esses lados.

Entendeu porque o preco daquele Cruzeiro no Caribe que voce tanto sonhou deu aquela abaixada de preco logo agora? A possibilidade de mudança de rotas é sempre maior.*1

Quando morava em Orlando e trabalhava na Disney, tivemos a ameaça do furacão algumas vezes, e pasme, o único lugar que continuava aberto naquelas condiçoes extremas eram justamente os parques. E claro que existe um serviço de meteorologia, planos de evacuação, segurança e bla bla bla, mas cuidar da saida de milhares de familias em uma cidade e coloca-las em ambiente seguro, não e tarefa rapida, muito menos para os turistas desavisados.


Esse foi o dia do Ernesto, repare no Sol refletido no brinquedo e a tempestade "preta" chegando...

Portanto fica aqui a primeira lição, antes de sair de casa, de uma olhada na previsão do tempo com carinho. No caso da visita aos parques e afins, a maioria das atraçoes ao ar livre fecha com chuva, no minimo essa infomação serve para voce trocar o dia do parque por um dia no shopping.
Se voce já estiver nos EUA fica facil, é so ligar a televisão ou o radio:



Essa foto eu tirei da televisão, foi um aviso de tornado aqui em NC – O som da programação regular e cortado e essa faixa de aviso e veiculada em todos os canais.



Procurando na internet, achei tambem o som que eles veiculam em cima do som da programação da TV ou no radio. Como o famoso plantão da Globo, e algo que já deixa a nação em sinal de alerta, por ser tão incomum.




Coloquei abaixo uma lista de pequenos cuidados que tomamos

1 ) Diferentemente de tornados (que se formam em minutos!*2), os furacoes são detectadoscom ate 3-4 dias de antecedencia e já dá para se ter uma ideia o percurso que eles vao tomar. Sendo assim, cabe a quem estiver na trilha da tempestade a decisão de ir para um abrigo (shelter), ou ficar em casa. Como temos um cachorro, tambem tem que ter um plano para o bichinho, pois muitos abrigos não aceitam cachorros.
2 ) A manutenção do carro sempre deve estar em dia e o tanque no minimo, metade cheio. O primeiro lugar que faz fila principalmente em casos de evacuação e o posto de gasolina.
3 ) Por conta dessas condiçoes climaticas, normalmente os cabos de energia são subterraneos, mas em caso de falta de energia o lugar que usamos para cozinhar e a churrasqueira, posto que a maioria dos fogoes são eletricos por aqui, portanto, tem que ter o bujão de gas cheio para o grill ou carvão pronto. Uma das razoes pelas quais as churrasqueiras daqui sempre oferecem os modelos com uma boca de fogão ao lado.
No lado direito faz o cafe e esquenta o feijao enlatado ;-)

4) Em casa, e sempre bom ter um estoque para uma semana de agua potavel, enlatados, produtos não pereciveis em geral correspondente ao numero de pessoas da casa, radio e lanterna com bateria, os documentos em um lugar seguro e um lugar sem janelas para se proteger.
5) Se o alerta for oficial para a regiao*3 (Warning), o ideal e instalar a protecao (shutters) em todas as janelas da casa. Como não existem os poroes subterraneos nas casas na Florida, as casas já são vendidas com shutters na garagem e instalacoes de pregos no contorno das janelas.
6) Em casos de evacuacao, desligue a eletricidade, agua em casa, guarde qualquer objeto solto no quintal, cubra a piscina e leve o essencial com voce, principalmente o comprovante de endereco. Em casos de destruicao a policia sempre fecha o local. Isso e para evitar que estranhos aproveitem a confusao e entrem na vizinhanca para roubar; voce so pode entrar de volta com o comprovante de residencia.

Resumindo: Em caso de tempestade pegue seu RG, um radio, qualquer comida e corra para o primeiro lugar sem janela a sua frente com uma coberta para se proteger de qualquer detrito que possa lhe atingir.
*1 Não desanime, segundo o blog do Ricardo Freire, Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, estão fora da rota dos furacões, portanto se o tempo não estiver ajudando e so planejar a viagem para la. Alias, ele tem alguns dados compilados sobre chuva de cada ilha no fim do post que vale a pena dar uma olhada.
*2 Tornado x Furacao X Tufao:
Não sou fisica, nem geologa, só procurei na internet a explicacao mais simples:
"(...)Os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como olho, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que alguns minutos. O chamado funil, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.(...)"

*3 Watch X Warning:
Watch – Existem condicoes favoraveis para a formação de um furacão ou tornado na região.
Warning – Já houveram incidentes em regioes vizinhas e a proxima será /pode ser a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário