25 de jul. de 2010

Encarando a cozinha: Risotto de Cogumelo e Tomate Seco

 
 
 
Eu nunca fui de cozinhar, ate ter a minha cozinha. E ai que os livros de receita foram virando uma necessidade. Os melhores sempre estão na prateleira de liquidação por um preço que você não se sente culpada (o) se deixar empoeirar em alguma estante da casa. Eu comecei com vegetais e legumes (e afins) porque tinha um sério problema com carne crua. Depois fui amadurecendo essa idéia de tocar, limpar e preparar e hoje eu ate encaro as carnes bem. Mas os favoritos continuam. Jantar do dia: Risotto de Cogumelo e Tomate Seco.
 
Essa receita veio do livro abaixo:
 
Fonte: http://www.goodreads.com/review/show/167580131

Ingredientes
  • 4 copos de caldo de galinha (aqui eu compro da marca www.swansonbroth.com)  
  • 2 colheres de azeite
  • 1 copo com arroz de risotto
  • 2 dentes de alho moídos
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 aipos fatiados
  • 1 pimentão em cubinhos (sem semente)
  • 1 caixinha de cogumelo (pode ser champignon ou Portobello)
  • 1 ramo de orégano fresco (o desidratado também serve)
  • Meio copo com tomates secos (em conserva) picadinhos
  • Meio copo com queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta
  • Folhinhas de coentro para enfeitar (opcional)
 Modo de preparo
 
1 – Ferva o caldo de galinha e deixe-o de lado em fogo baixo
 
2 – Refogue o arroz no azeite durante uns 2-3 minutos
 
3 – Adicione o alho, cebola, aipo e pimentão e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque também os cogumelos nos últimos 3 minutos e por ultimo o orégano
 
4 – Adicione aos poucos o caldo de galinha, 3 colheres fundas por vez. Mexa o arroz e só coloque mais liquido na medida em que o caldo já tenha sido absorvido. Cozinhe assim por 20 minutos ate que o arroz esteja no ponto al dente ou cremoso (fica na preferencia de quem vai comer). Adicione por ultimo o tomate seco e acerte o sal e pimenta
 
5 – Sirva o risoto com parmesão por cima e as folhinhas de coentro como enfeite.
 
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário