11 de fev. de 2012

Wondering in Pisa, Italy



Turistas aleatórios fazendo pose na frente da torre

Fonte: http://www.maniacworld.com/Leaning-Tower-of-Pisa-and-tourists.html

Pisa marca a segunda etapa  da minha aventura pela Itália. Como disse antes, eu normalmente faço meus roteiros baseados nas aventuras de amigos e conhecidos, achei que seria bom karma se eu dividisse a minha.
Para nós, meros turistas clichês, a graça de visitar essa micro-cidade era justamente tirar fotos divertidas da torre, por isso durante nosso trajeto de trem de Veneza a Cinque Terre (parada: La Spezia), dedicamos 3 horas para visitar Pisa.

Trajeto da linha do Trem

Esse “bate-e-volta” pode ser feito tranquilamente, desde que a escala na estação de Pisa seja de pelo menos umas 3 horas. A estação fica de um lado da cidade e para você conhecer a torre, tem de atravessá-la pro lado oposto:

Fonte: http://mappery.com/map-of/Pisa-Tourist-Map
A estação de trem  fica na base no mapa, no meio e a torre está no topo esquerdo.

A chegada: 
Stazione F.S Pisa Centrale

Na estação do trem, você pode colocar suas malas no guarda-volumes (saindo do trem, extrema direita, quase no fim mesmo). Eles fazem uma cópia do seu passaporte, colocam na sua mala e só lhe entregam de volta com apresentação do documento. Custam três euros por bagagem. Livre das malas e com algumas horinhas seu passeio já começa. O banheiro da estação é no lado extremo esquerdo, vale a pena dar uma passadinha, pois depois e só caminhada, sem muitas oportunidades pelo caminho. Limpo e com chuveiro (0,60 euros).


Trajeto Estação de trem – Torre:


Para chegar ao parque, se não for a pé ou de taxi, o ônibus e a Linha Rossa (vermelha) na ida e volta. O bilhete custa 1,10 euros. Já na estação do trem tem uma banca de jornaleiro que vende o bilhete. O trajeto leva uns 10 – 15 min, dependendo do transito.
 
O ponto de ônibus na ida fica na calçada do hotel em frente à estação.

Torre finalmente!
Fonte: http://www.telegraph.co.uk/culture/art/architecture/7907298/Solving-the-800-year-mystery-of-Pisas-Leaning-Tower.html
O programa de turista e comprinhas:

A entrada no parque é gratuita e logo a direita  tem um corredor cheio de quinquilharias-souvenir. Se você precisa comprar uma série de mini torres para dar de presente, esse é o lugar!

O corredor cheio de miniaturas da torre a venda fica na direita

O que os locais nos recomendaram:


“Pisa é pequena, em 10 minutos andando você está na torre”. Esse conto da carochinha foi o que o italiano bacana da banca de jornal me disse enquanto comprava o bilhete do ônibus. Que exagero! Pisa não é tão minúscula assim... Se você optar por fazer o trajeto da estação de trem a torre passeando pela cidade a pé, calcule pelo menos 30-40 minutos. Nós optamos pelo ônibus e mesmo com 3 horas, achei que foi a conta certa. Afinal turista curioso sempre anda mais devagar.

Bilhete da Linha "Rossa"

O que poucos dizem, mas é bom saber:


1 - Na hora da volta para a estação de trem, o ponto de ônibus é do outro lado da rua (em frente à entrada do parque). O ponto final da linha vermelha não é no parque! Parece besteira falar isso, mas teve gente que pegou o ônibus no mesmo lugar em que desceu e deu uma super volta na cidade antes de se dar conta desse detalhe.


2 - Apesar de ser uma cidade pequena, o transito é bem ruim em horário de rush, portanto não deixa para sair no ultimo minuto ou pegar o ônibus do lado errado, senão você correrá o sério risco de perder seu trem.



Próxima parada! Cinque Terre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário