23 de abr. de 2011

Happy Easter!

Fonte: http://www.whitehouse.gov/eastereggroll 
Mais detalhes da foto acima no fim desse post!!!*

Amanhã já é a Páscoa, o ano voa quando a gente se diverte, não?
Além de ser um dos eventos mais importantes para os cristãos, celebrando a ressurreição de Cristo, também e o dia que muita crianças esperam ansiosamente graças aos famosos ovos de chocolate.

Ajudar os pais a fazer compras no mercado tinha outro sabor...não era mais aquele mercado sem graça, era o mercado mais maravilhoso! Colorido e doce, cheio de ovos por todos os lados, e, em algum lugar você já sabia que iria encontrar o tal do tunel maravilhoso ! Era também o dia em que você ia escolher o seu ovo preferido e rezar para que no domingo de Páscoa, ele estivesse lá, escondidinho, intacto esperando ser devorado!

Cabe aqui homenagear nossos queridos pais que, temendo achar somente ovos quebrados na véspera, já compravam o nosso, logo no inicio, e guardavam no “vácuo do universo” para ninguém (leia-se todas as crianças da casa) achar! Ganhar ovo quebrado era igual ganhar ovo com gosto de parafina = o fim! Que absurdo né?! Até parece que chocolate muda o sabor quando se quebra...

Lembro-me de ganhar tantos ovos de chocolate que, no fim, quebrava todos em um tupperware e comia pedaços durante alguns meses. Aliás, quem não fazia isso? “Não vai comer tudo senão dá dor de barriga!” Depois, a gente cresce e mal ganha uma caixinha de bombom Garoto para dividir...e passa a ser um dos adultos que “filam” o chocolate das crianças em nome da nostalgia!

Mas talvez uma das coisas que mais sinto falta aqui nos EUA, é a ausência de decoração nas lojas nessa época. Pode parecer bobo, mas quem não se lembra de entrar em uma Loja Americana da vida e encontrar um tunel literalmente feito de ovos de chocolate??? Aquele brilho todo, embrulhos perfeitos, tudo de chocolate...Sempre tinha um adulto para gritar: “tira a mão, senão vai quebrar e você não vai querer esse!”

Aqui nos EUA, obviamente a magia do açucar continua, mas vem em formato um pouco menor. No lugar dos enormes ovos de chocolate lindamente embalados, temos a opção de comprar ovos de plástico (no tamanho de um ovo normal de galinha) e “recheá-los” com miniaturas de qualquer chocolate, jujuba, delicado, balinhas e, pasmem, até dinheiro!
Tirei umas fotos no mercado aqui perto para vocês vizualizarem:




 
A famosa caça aos ovos é um ritual “quase-religioso” para as crianças norte-americanas.
No ano passado tivemos a oportunidade de vivenciá-la com os filhos da prima do meu marido. Super divertido!


Primeiro as crianças já sabem que só podem participar da Caça aos Ovos se forem na Missa antes. Afinal “a Páscoa não é para celebrar os doces”! Super estratégia, já que no domingo de manhã, já esta todo mundo cedinho alegre e pronto para Missa (em prol do que vem depois).

Os adultos escolhem um lugar para espalhar os ovos (já devidamente recheados) , enquanto as crianças ficam no suspense reclusas em um canto em que não possam espiar.


Depois, cada um devidamente preparado com sua cestinha, sai correndo em busca dos “melhores” ovos, leia-se, os que tem DINHEIRO dentro!



No fim, as crianças abrem os ovos, fazem a devida triagem dos doces, separam os preferidos e “presenteiam” ou trocam com os amigos (e adultos) os doces que não gostam.

Além disso, não me perguntem porquê, mas essa é a época tambem de Peeps!
 


Basicamente, é um mini passarinho feito de marshmallow coberto de açúcar colorido, considerado um dos ”Easter-Candies” oficiais. Ele começou a ser confeccionado em 1953. Tinha vários formatos temáticos, mas pegou mesmo na época Páscoa. Para os diabéticos, em 2007 começaram também a versão sugar-free.

Eu acho que o mais próximo do Peeps para os brasileiros nesse caso seria a nossa querida “maria-mole” - aquela que derretia em todas suas balas dentro dos saquinhos de São Cosme e Damião!

Para completar esse post, um pouco de cultura retirada diretamente da Wikipedia explicando a origem do coelho e os ovos de Páscoa:

“A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.”

Feliz Páscoa Pessoal!

*Logo hoje, enquanto escrevia esse blog, me deparei com a foto oficial dos ovos da Casa Branca! Hoje foi o lançamento oficial dos logos que compõem os ovinhos-souvenir da Páscoa Presidencial.






Um charme, não? O evento, que já e uma tradição desde 1878 e aberto para todos, através de uma loteria de ingressos via internet. Ano passado foram acomodadas cerca de 30 mil pessoas e teve até show da praga do Justin Bieber...não é para poucos! Todas as crianças com menos de 12 anos que participam do evento nos jardins (South Lawn) da Casa Branca ganham esse conjunto como uma lembrança. Você também pode ter o seu através do site easter.nationalparks.org/.


Mais detalhes sobre o evento: http://www.whitehouse.gov/eastereggroll

Um comentário:

  1. Tenho que admitir que senti falta da decoração de Páscoa por aí... Creio que os americanos guardam todas as suas forças para a decoração de Natal. Infelizmente este ano não posso comer muito chocolate, pois estou de regime (tenho que entrar no vestido), mas no ano que vem eu como por vc! Se eu encontrar um ovo que tenha validade pra lá do meu casamento guardarei pra vc, dinda! Saudade de vcs 2! Até o primeiro dia da primavera no Brasil (23/09).
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir