21 de jul. de 2012

Você usa óculos?



Fonte: www.medimarco.com


De vez em quando me perguntam como eu me viro com meus óculos nos EUA. Uso óculos de receita desde que me entendo por gente. Por isso hoje vou dividir a minha experiência nesse departamento. No mínimo pode ajudar alguém que, sem querer, quebrou os óculos durante uma viagem e não sabe nem por onde começar.

Vocabulário na hora de comprar:
  • Óculos de receita: Prescription Eyeglasses
  • Óculos de sol: Sunglasses 
  • Lentes de contato: Contact Lenses
  • Óculos de Leitura (desses que compra já pronto): Reading glasses
Uma pequena observação, eu não uso lente de contato, portanto não tenho muita informação nesse quesito.

Eu só vejo óculos de receita para vender em supermercado, é isso mesmo?
Essa foi a pergunta do meu oftalmologista no Brasil. Realmente, achar óculos de sol aqui parece muito mais fácil que óculos de receita. Ainda mais se o shopping for do tipo Outlet. Apesar de supermercados (como Wall-Mart, BJs, Costco) oferecerem sempre uma mini ótica no cantinho da entrada, normalmente a seleção deles não tem muita variedade de modelos e marcas, por isso vale a pena fazer uma visita em lojas especializadas.


Interior da loja Lenscrafters
 Se você usa óculos e quer comprar seu próximo par nos EUA, a vantagem de visitar uma ótica aqui começa na variedade de marcas e os preços. Eu já cheguei a comprar óculos completos (armação e lente) pela metade do preço que seria somente a armação no Brasil.
Se seu forte for os coloridinhos já aviso logo que no Brasil minha mãe (freqüentadora assídua de óticas há 40 anos) jura que vê mais coisas diferentes do que aqui. Mas enfim, pelo preço, vale a pena pedir online, mesmo com o frete ainda pode sair mais barato.

Algumas coisinhas que reparei e gostei:

O laboratório de lentes (geralmente) fica na própria loja: Ao invés de encomendar e esperar semanas para o laboratório enviar seus óculos prontos para a ótica, aqui normalmente o óculos fica pronto em uma questão de horas ou 1 dia, no máximo. Ideal para viagens e emergências.




Os vendedores são qualificados e não se baseiam no “olhometro” para dar uma opinião. Normalmente eles tiram uma foto do seu rosto, analisam o formato da face e indicam óculos que podem se encaixar melhor com a posição dos olhos. Isso faz toda a diferença para quem usa lente bifocal por exemplo.
Se quiser fazer um teste online, clique aqui.

Na compra eles lhe dão a opção de fazer um seguro dos óculos contra acidentes. Assim se você, por um acaso, arranhar a lente caríssima dos seus óculos, eles a substituem sem custo adicional. Eu fiz para os meus óculos de sol e compensou. Por conta da exposição da lente aos grãos de areia (na praia) eu arranhei ela no MEIO, e não teve jeito. Tive que levar na ótica e em 1 hora eu saí da loja com meus óculos novinhos!
Os descontos são MEGA vantajosos para quem compra óculos completos (com receita). Dependendo da época do ano você encontra ofertas de 40%, pague 1 e leve 2 (ótimos para ter o de leitura e o de sol) e 50% para óculos infantis. Sem contar que tem sempre um cantinho do “sale” com descontos ainda maiores. Esses dias eu fui ajeitar meus óculos e eles tinham uma promoção onde você doava seus óculos antigos e ganhava um desconto de 50% em novos. Falei para minha mãe trazer todos meus óculos antigos na próxima visita srsrsrsrs.


Clearance ou Sale =  Olho no desconto
Se você não tiver receita em mãos, as óticas normalmente oferecem um optometrista de plantão para lhe examinar e fazer uma receita. A consulta é paga e normalmente o plano de saúde cobre. Se você estiver viajando é bom ver se o seguro de viagem cobre.


O consultório fica interligado a ótica.
Eu já comprei óculos (de leitura e sol) nas óticas:

2011 - Lenscrafters 
Ano passado eu precisava atualizar meus óculos, já estavam meio capengas coitadinhos, e descobri que lá eles vendiam a coleção linda da Tiffany’s. Pensei comigo, se as jóias são caras, pelo menos os óculos eu usarei o dia inteiro no meu rosto. A relação custo X benefício compensa.


Mais modelos aqui
2008 - Pearle Vision 
Nessa eu consegui a promoção pague um e leve o segundo "gratis" (igual ou menor valor). Foi a primeira vez que eu fiz óculos de sol de receita. O vendedor bem que me avisou, no dia que você faz o primeiro, vira escrava dele, e realmente é verdade...

2008 - Target
Perdi meus óculos num sábado à noite e como não enxergo sem eles, o maridón me dirigiu até o Target. Lá eu comprei um “quebra-galho” na área da farmácia. Aliás, para quem só quer um daqueles óculos de leitura para “vista cansada” lá é um lugar ótimo para emergências. Vende até aqueles dobráveis e coloridos, ideal para quem só tira da bolsa na hora de ler a conta do restaurante.

Eles aceitam receita do Brasil?

Depende. O ideal é você fazer uma receita com seu médico logo em inglês para não ter problema. Na Florida, o atendente da loja era porto-riquenho e quando viu minha receita não teve problemas. Na Carolina do Norte eu pedi para eles fazerem uma réplica da lente que já tinha e o vendedor não se opôs. Já no caso da minha mãe, como a lente dela tinha um grau maior e a letra do medico não ajudava, a vendedora preferiu não fazer, mas garantiu o desconto como uma cortesia.

Outra coisa que eles implicam aqui é se a armação agüenta o seu grau.




Logo na etiqueta do preço, já tem exatamente o limite do grau aquela armação pode acomodar. Minha mãe comprou dois óculos que, aqui nos EUA eles não fariam a lente dela, mas no Brasil fazem. Segundo a vendedora isso é uma forma de garantir a durabilidade dos óculos e garantir que a armação não ficará campenga com o tempo.

Experimentou outra ótica por aqui e gostou? Escreva aqui!

16 comentários:

  1. Olá Gabriela,
    Nossa..seu post é de utilidade pública!! Rsrsrs sério! São 3:00 da manhã agora e eu buscando essas informacões na net já que eu vou terça para NY. Se for possível me tira só mais duas dúvidas: minha receita é de agosto desse ano, portanto menos de 4 meses, você acha que eles implicam? Não vou ter tempo de pedir para o meu oftalmo reescrever a receita em inglês e nem sei se ele faria isso. Bom, e o outro ponto é que eu mesmo apenas arranho no inglês, você acha complicado tentar comprar uma armação e tentar fazer um óculos aí nos EUA?
    Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa! Obrigada pelo contato e desculpe-me a demora em responde-la. Bem, na minha experiência, nunca implicaram com minhas receitas (sempre de 2 a 6 meses)e elas eram em português. Mas como eu disse no post, também depende de quem atende e qual o seu diagnostico, pois minha mãe tem não conseguiu fazer. Não acho complicado, o procedimento da ótica é o similar ao brasileiro e, na terra do capitalismo, o $$ só traz soluções.

      Excluir
  2. Ah Gabriela, uma última dúvida...Vi em um outro blog na net que lá eles exigem a distância entre os olhos, é isso mesmo? As minhas receitas nunca tem quem mede são os vendedores nas óticas e se eu pedir para eles anotarem na receita, serve?
    Valeu de novo!!
    Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi de novo Clarissa! Essa exigência para mim é novidade. Eu não tinha esse dado na minha receita. Quando fiz minha ultima receita na Lens Crafters, reparei que eles tinham um instrumento tipo uma régua de rosto que mede isso tudo...eles tiram uma foto e analisam o rosto e as medidas no computador. Espero ter lhe ajudado e mais uma vez perdoe a demora! Boa viagem! NY é linda mesmo, não deixe de dar uma olhada no meu post da Big Apple. Dicas de quem vive lá descobrindo cantinhos secretos.

      Excluir
  3. olá!gostaria de saber quanto custa,em média,mandar fazer a lente em uma ótica dos estados unidos.obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr ou Sra Anônimo (a),

      Esse preço pode variar bastante. Depende do tipo da lente (aquelas mais simples, anti-reflexo, mais fina, multi-focal, etc), da armação (que pode exigir uma lente mais fina, e portanto mais cara) e das promoções oferecidas pela ótica. Na minha experiência pessoal, as lentes que fiz (mais simples e baratinhas) custaram em torno de 150 a 180 dólares, porém como eu comprei dentro de uma promoção pague 1 (óculos completo) leve outro ( completo de igual ou menor valor) , esse preço já caiu pela metade pois o valor das lentes do segundo óculos recebeu abatimento do valor das lentes do primeiro e eu só paguei a diferença. O ideal é você dar uma olhada nos sites e ficar de olho em alguma promoção pode ser mais vantajosa no seu caso.

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber como eu posso comprar óculos com a receita do Brasil na Lenscrafters. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr ou Sra Anônima (a),

      Como mencionado no post, aceitar a receita do Brasil não tem muita regra. Basicamente o vendedor tem que entender o que está escrito para fazer os óculos. Se tiverem só as medidas, pode ser provável que faca sem problemas. Se a receita tiver mais instruções em português e ele não se sentir confortável, não vai fazer. O ideal é você fazer uma receita com seu oftalmo logo em inglês para não ter problema quando chegar aqui.

      Excluir
  5. Olá Gabriela tudo bem?
    Mto legal o seu post.
    Tenho 2 duvidas, rs
    Eu entrei no site da loja que vc indica e lá eles colocam vários modelos e os preços. Vc sabe se esses preços são os reais da loja, ou se na loja sempre tem mais descontos?
    E a segunda duvida é em relação ao q vc diz no post com relação a época do ano. Vc diz q dependendo da época do ano se consegue varios descontos...eu vou em Janeiro de 2014 para Orlando, vc sabe se essa época é boa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriela,

    Tenho interesse em comprar um óculos escuro por lá e fazer lente com grau. É fácil de conseguir? Sabe se fazem para armação Ray-Ban?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Oi Joaquim,

      Eu tenho óculos escuros (de grau) com armação Ray Ban. Eu considero fácil porque Ray Ban é uma marca que você acha na maioria das óticas. A única coisa que pode te impedir de fazer óculos escuros com receita pode ser a armação que você escolher. Como mencionado no post, cada armação tem um limite diferente de grau que pode acomodar, portanto na hora de escolher, fique atento ao limite do grau na etiqueta do preço.

      Excluir
  7. Oi Pri,

    Obrigada! Para a sua primeira duvida a resposta é sim e não. Os preços são reais, mas não incluem os impostos (as famosas "taxes"). Na FL não tem state taxes, então o imposto fica um pouco menor. Na loja é bem provável que você encontre mais descontos. Normalmente tem uma promoção para os óculos da vitrine (aparece no site) e um cantinho com óculos na promoção (não aparece no site, pois o inventario de mercadoria muda conforme a demanda).

    Para a sua segunda duvida, minha resposta é "depende". Se for dia 1 de Janeiro, você aproveita o "New year’s Day Sales”, que normalmente vende tudo que não saiu da loja no Natal e na liquidação pós-natal. Se a sua viagem for mais para o meio de Janeiro, você pode até encontrar lojas ainda na promoção de ano novo, mas já não é tão comum. A exceção nesse caso é a "Victoria's secret semi annual sale". As promoções nessa loja acontecem na segunda semana de Janeiro e valem para todas as mercadorias.

    ResponderExcluir
  8. olá gabriela.

    Vocepode nos passar quanto custo o exame pra identificar seu grau de deficiência visual??
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willer,

      O custo vai depender se você tiver um plano de saúde ou não. Alguns cobrem o preço cheio, outros pagam somente uma parte. O valor da consulta com o optometrista também pode depender da ótica em que você resolver fazer seus óculos. O melhor nesse caso e ligar diretamente para o estabelecimento e perguntar.

      Excluir
  9. Vou usar óculos pela primeira vez na vida, obrigado pelas dicas preciosas.
    José Luiz

    ResponderExcluir
  10. Parabéns.. acabei de socorrer minha filha que está lá, com suas informações

    ResponderExcluir