3 de ago. de 2010

Dicas de casamento: planejando com tranquilidade


Foto: Daud Pacha

Eu não sou a professional no assunto, mas depois de casar três vezes com a mesma pessoa, eu comecei a refletir os contratempos que passei, e formulei aqui algumas dicas (“evita-perrengue”) para o grande dia.
Então reúno aqui o que aprendi como noiva em cada etapa dos meus casamentos.


Preparativos:


• Para negociar com qualquer profissional leve fotos do que você quer no seu casamento já na primeira reunião. Eles já poderão te dar uma idéia de preço e você já pode avaliar se vai caber no seu orçamento ou não. Isso vale para vestido, maquiagem, cabelo, decoração, arranjos de flores, bolo. Detalhe: leva a foto já impressa para eles terem uma cópia. O que você quer estará na foto, se eles tiverem alguma pergunta, é só olhar a foto de novo. Eu fiz isso no Brasil e deu tão certo, que salvou minha vida nos EUA. Como é que eu iria explicar detalhe por detalhe de tudo? Uma imagem vale mil palavras.
• Na hora do pagamento, exija recibo de tudo! Facilita o controle das despesas, quem pagou o que e só assim você pode cobrar o serviço que não foi prestado ou o item que não foi entregue.
• Para quem odeia ficar em fila, não faça os seus convidados sofrerem também - Quando for negociar com o buffet, certifique-se de que eles vão colocar mais de uma estação de comida na festa e alguns garçons servindo bebidas e aperitivo na bandeja. Fica deselegante “a fila da comida” atravessando a sua festa.
• Muitas noivas que preferem gastar uma grana com um bom fotografo e dispensam o vídeo. Pense bem nessa escolha. O casamento passa tão rápido para os noivos que a única forma de revivê-lo e ver como todo mundo se divertiu e que musicas tocaram é pelo vídeo. Ninguém mais curte, mas você como noiva, vai querer ver.
• Procure reunir profissionais que já se conhecem para trabalhar na sua festa. Peça referencia para eles se ainda faltar algo. Quem não gosta de trabalhar num ambiente com pessoas conhecidas, que respeitam o trabalho uns dos outros? Ficam todos em harmonia.



Se arrumando no dia:


• Tenha a sua câmera fotográfica com você em todos os momentos. O fotógrafo, normalmente chega trinta minutos antes de você terminar a maquiagem, ou seja, se o cabelo já esta feito e a maquiagem quase pronta, o antes e depois, não será registrado.
• Na hora de fazer o penteado, se estiver no hotel, use um roupão, vai ser mais fácil para se trocar com cabelo e maquiagem prontos. Se estiver no cabeleireiro vá com uma blusinha de botão.
• Beber água ou champagne só de canudinho para não estragar o batom!
• Essa é meio controversa: Escolha a sua mãe ou uma madrinha querida para te ajudar na hora de fazer o cabelo e maquiagem em um lugar separado. Na minha experiência, eu prefiro a calma e o silencio, que um quarto cheio de mulheres gritando, cada uma com suas preocupações de vestido e cabelo. Sem contar que o fotografo vai tirar só a sua foto, sem ninguém de bob na cabeça no fundo fora do foco.
• Deixe uma muda de roupa (para você e o seu noivo) e removedor de maquiagem poderoso na recepção do hotel onde você vai passar a noite de núpcias. Se não vai ter que esperar uma alma caridosa aparecer depois da festa para te salvar do vestido...


Festa:


• Tenha aquela amiga ou tia bacana que sabe costurar a cauda do vestido perto de você antes da entrada no salão. Apesar de normalmente o vestido já vir com as casinhas para encaixar e amarrar a cauda, os contratempos sempre aparecem. No meu caso, por exemplo, quem sabia amarrar o vestido não estava comigo na hora, e se não fosse a minha cerimonialista Manu Missura e o super kit de costura eu teria arrastado a minha grinalda a festa inteira. No segundo casamento, o encaixe do vestido, aparentemente era muito pequeno para passar a cauda, ou seja, se não fosse a minha super eficiente amiga Ká novamente me costurando, eu teria arrastado meu vestido. Depois de gastar uma grana no vestido, quem quer danificá-lo por um bobeirinha dessas?
• Sempre ouvi dizer, “beba muita água para não desidratar na festa”. Bem, beba com moderação, porque tudo que entra uma hora sai, e acredite, ir ao banheiro de vestido requer 5 minutos de humilhação e 3 amigas queridas para ajudar. Nesse caso a minha dica seria não beba cerveja em hipótese alguma!
• Providencie (ou peça para uma das madrinhas) um kit de higiene pessoal em cada banheiro da festa. Os convidados também desarrumam cabelo, precisam de um band-aid, fio dental, uma balinha de menta...
• Se você quiser comer e beber na festa, peça um “personal garçom”. Alguém que atenda somente aos noivos. Eu escutei essa e apliquei nos meus, não me arrependo.
• Encarregue alguém (de confiança) guardar os presentes recebidos na festa no carro da noiva. Evite que sejam os seus pais, eles estarão ocupados com os convidados.


Depois da Festa:


• Essa foi feita sem eu pedir e todos que receberam adoraram. Negocie com o buffet da festa para entregar para a família do noivo e seus pais e avós uma caixinha com os doces e bolo da festa. Sempre sobram e são bem vindos. E é claro, peca o seu também.
• Se você quer seu carro enfeitado na saída da festa. Antes: peça autorização ao motorista, encarregue alguém de fazer isso e providencie o material. Cuidado com tinta no vidro e na lataria do carro.
• Reserve uma tarde para fazer os cartões de agradecimento. Eles são muito bem-vindos. Eu mesmo enviando um pouco atrasada recebi muitos comentários positivos pela gentileza.
• Compartilhe as fotos com os seus convidados também. Meus fotógrafos fizeram um slideshow e me deram o link, eu repassei ate para quem não pode ir. Amigos distantes. Esses são quem mais apreciam.
• Vale a pena revelar as fotos mais bonitas com os padrinhos e fazer uma cartinha de agradecimento.

2 comentários:

  1. Como assim? Você já teve 3 casamentos com o Lucas? Que legal!!! E as fotos? só vi as do Daud (que são de arrasar!!!) ADOREI seu blog! Nem sabia que você tinha um. E as dicas de Disney são o máximo! Eu também tenho um desses email padrão (um para gringo no Rio e outro para brasileiro em NYC...rsrsrs) Não sabia que você tinha se mudado para Raleigh. Tá aí há muito tempo?! Eu sou louca para conhecer NC. Supostamente tem uma praia por aí que é uma maravilha!!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Fuxiqueira do jeito que sou fui logo ver no facebook se tinha fotos do ultimo casamento...e quando vi q a (única) foto que vc colocou era do Daud, lá fui eu fuxicar o blog do Daud para ver se tinha foto. Nossa, que lindo!!! AMEI AMEI!!! Seu vestido estava um charme! Adorei o lugar, super bucólico :) Nem casei ainda e já estou pensando em fazer renovação de votos, só para poder "incorporar" as idéias que não serão incorporadas ano que vem... Parabéns pela linda festa!!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir